16.8.05

Salve, Obaluaiê!!!


Hoje um grande nó se deu na minha cabeça... uma grande manifestação religiosa que faz parte da cultura baiana aconteceu aqui na cidade. Não tenho certeza se foi dia de São Lázaro ou São Roque, também chamado de Obaluaiê para o Candomblé.

Parte da cidade parou para participar das caminhadas e das missas que aconteceram na Igreja que é a oficial dos dois santos e as duas religiões se mesclaram naquela que foi uma das festas mais emocionantes que eu já vi.

Não quero ver nem como vai ver no dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá...

Resolvi ir com a Georgia para dar uma limpada na energia e a preparação começa antes da saída de casa. Todos tomam banho, lavam os cabelos e colocam roupas brancas para se encontrar na estrada velha de São Lázaro, onde fica a Igrejinha que homenageia os dois santos. Amarelinha por fora e azul e branca por dentro. Simples mas bem bonitinha.


Chegando lá, compramos duas velas, já deixamos com a mãe de santo escolhida e vamos para a missa. Saindo da missa – que assistimos somente uma parte pela quantidade de gente aglomerada -, passamos para tomar a benção da Mãe ou dos Filhos de Santo do Candomblé.
Pasmem! Essa reza é principalmente reconhecida pelo banho de pipoca e pela quebra das velas que recebemos deles. Pipoca mesmo. A Mãe fica com um tacho do nosso lado e vai fazendo as rezas e jogando pipoca no seu corpo todo.... bem interessante!
Se adianta ou não, não sei, mas se é pro bem então fui e não pensei duas vezes! Rs
Voltamos bem rapidinho, mas os Filhos de santo que fazem oferendas do lado de fora, garantem a festa vai até amanhecer.

Axé!


Géo no banho de pipocas. Eu e a mãe de Santo.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?