29.6.06

São João em Bonfim...

X
Se o primeiro São João foi bom, o segundo nem se fala!
X
Ainda que a guerra de espadas o ano passado tenha me causado um certo trauma junino, este ano as festividades desse feriado superaram qualquer expectativa e me fizeram olhar com outros olhos algumas coisas sobre essa festa que é tão forte aqui no Nordeste.
x
Amei ter conhecido Senhor do Bonfim. A cidade é um tanto familiar se comparada com algumas do interior de São Paulo. Me lembrou um pouco Lins, um pouco Piracicaba (Ney e Cris, lembram que eu contei das famosas "pamonhas de Piracicaba"?) com uma pitadinha de Lorena. Uma cidade simpática com gente agradável e que recebe muito bem.
x
Falando em receber bem, fiquei na casa de uma família "retada", como dizem aqui. Porreta mesmo! Um pessoal de primeira. Nos introsamos perfeitamente desde o primeiro momento e até, leiam bem isso, até comi carne de bode para não fazer desfeita ao Ney. Quem me conhece sabe como sou fresca e nojenta com comida, mas devo dar o braço a torcer que a carne é boa... ainda mais quando preparada pela tia Cris... que tem aquele temperinho especial para tudo... para o feijão, o cuscus...
c
As festas na praça são melhores do que em Cruz das Almas e Cachoeira, onde estive o ano passado. É um pouco menos cheio e o pessoal parece que abusa menos dos licores. O ambiente não fica tão pesado e as pessoas conseguem dançar com pouco atropelo.
s
Bom, conheci mesmo acho que metade da tropa da polícia de Bonfim nesse feriado. Não que eu tenha sido presa por algum delito ou por bebedeira (aliás, acho que porre de licor é um dos piores), mas porque toda a turma que eu conheci lá, com excessão de meia dúzia de gatos pingados, faziam parte da polícia.
x
Fomos assistir a guerra de espadas da sacada da casa da Reni. Fala sério! É um show bonito mas que cansa depois de umas 2 horas. Dali dava para assistirmos bem de pertinho e, claro, eu não podia deixar de filmar, fotografar e me queimar com as faíscas. Senão não seria eu!
x
Já no sábado saímos no bloco mais famoso da cidade, chamado Jegue Elétrico. Não preciso nem contar o que foi aquilo né? Um jegue carregando uma caixa de som e um puxador de forro na frente de mais de 500 foliões com camisas amarelas que formavam o bloco. Ahhhh claro que fomos! Começamos na concentração umas 16h e saímos de lá somente quando o jegue saiu pela cidade. Umas 19h00. Foi massa! Triste mesmo foi ter que me despedir dos amigos que eu fiz e voltar para Salvador. Claro que não precisa dizer que não vou esperar pelo São João para ir novamente para Bonfim.
"Iris, arrume as malas que logo logo tem mais!"
x
(GALERA, JURO QUE EU ESTOU TENTANDO MAS NÃO CONSIGO PUBLICAR AS FOTOS NO BLOG. ACHO QUE ESTOUREI MEU LIMITE DE IMAGENS...)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?